Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; RSS_Import has a deprecated constructor in /home/asbeapr/public_html/wp-content/plugins/rss-importer/rss-importer.php on line 43

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/asbeapr/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6230
Terceira edição do maior evento de cidades inteligentes do Brasil reunirá grandes nomes da inovação | Asbea

Nos dias 26 e 27 de março ocorrerá a terceira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, em Curitiba. Faltando alguns dias para o evento, 1500 congressistas já estão inscritos, vindos de todas as partes do país.

O tema da feira, que será sediada no Centro de Eventos Positivo (antigo Expo Barigui) é “Smart Cities in Action”. “Queremos transformar o cidadão em protagonista para materializar as ações de smart cities”, afirma Beto Marcelino, sócio-diretor do iCities, empresa especializada em soluções para cidades inteligentes que organiza o evento no Brasil.

Cerca de 10 mil pessoas são esperadas e as inscrições e compras do passaporte para a área de congresso podem ser feitas pelo site: www.smartcityexpocuritiba.com.

O acesso à área de exposição, em que dezenas de empresas apresentam soluções e produtos inteligentes, é gratuito mediante entrega de 1 kg de alimento, agasalhos e itens de higiene.

O Smart City Expo Curitiba 2020 é chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento sobre cidades inteligentes do mundo. No Brasil, o evento é organizado pelo iCities, empresa curitibana especializada em soluções inteligentes, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba.

PALESTRANTES CONFIRMADOS

Um dos urbanistas mais importantes do mundo, Gil Peñalosa, fundador e presidente da organização sem fins lucrativos canadense 8 80 Cities, será um dos principais palestrantes. Peñalosa foi listado pelo Planetizen como um dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos.

Alguns dos outros importantes nomes nacionais e internacionais da inovação que palestrarão no congresso são Marcelo Facchina, executivo principal em Cidades Inteligentes e Municípios Digitais no Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF); Piero Pelizzaro, especialista em políticas de mudança climática e planejamento de resiliência urbana — termo relacionado à capacidade das cidades se adaptarem e se transformarem de maneira sustentável frente a ameaças naturais ou criadas pelo homem — e diretor de resiliência da Cidade de Milão.

Darío Hidalgo, consultor sênior do Centro WRI Ross de Cidades Sustentáveis; Carlos Gadsden, presidente da Fundação Internacional do Desenvolvimento de Governos Confiáveis (FIDEGOC), e Cecilia Velázquez, presidente e fundadora das Brigadas Moviles de Cultura, organização para o desenvolvimento comunitário em Puebla, no México.

Entre os palestrantes de renome mundial confirmados estão Tom Benson, arquiteto britânico que atua no Departamento de Estudos e Planejamento Urbano do MIT (Massachusetts Institute of Technology); a pesquisadora Beatriz Barreto Lanza, membro do Smart City Smart Government Research Practice, na SUNY (State University of New York) de Albany; e Brenda Escobar, diretora do Centro de Conectividade e Infraestrutura Tecnológica da Agência Digital de Inovação Pública de CDMX, na Cidade do México.

Também marcarão presença no evento Gustavo Palacios, cofundador do Sharecollab, na Colômbia; Belén Fuentes, diretora de Planejamento Urbano do Instituto Metropolitano de Planificación Urbana (IMPU) de Quito (Equador); Sebastián M. Cabello, diretor da SmC + Consulting, consultor da Associação Latino-Americana da Internet (ALAI) e pesquisador da CeTyS; Jorge Saraiva, presidente do European Network of City Policy Labs; e Ana Ruth Villarreal, especialista do Laboratório Nacional de Inovação Pública do governo da Costa Rica.

Expert em cidades inteligentes, Renato de Castro é embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres e membro do conselho de administração da Leading Cities de Boston. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Vinda de Amsterdam, Luciana Ledesma é CEO da AI Dragons. Empreendedora de tecnologia global, ela ajuda empresas e cidades a estabelecer negócios em crescimento a adotarem estrategicamente tecnologias, a transformar seus negócios e a entrar em novos mercados, enfrentando desafios sociais.

Completam o “time” de speakers recém confirmados Juanita Rodríguez, vice-chanceler de inovação da Universidade EAN de Bogotá (Colômbia), e Juan Felipe Lopez, diretor executivo da empresa UNIT, no Chile.

Smart City Expo 2020

Local: Centro de Eventos Positivo (Alameda Ecologica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio – Curitiba)
Informações e inscrições: www.smartcityexpocuritiba.com  

Share This