Existem razões para comemorar as conquistas de 2017 e a chegada de 2018. Apesar dos desafios impostos pelo atual ambiente de negócios e o cenário de lenta retomada da economia, a AsBEA/PR avançou este ano  com a adesão de novos associados,  melhor desempenho administrativo e financeiro, ampliação de ações de transparência e ativação da comunicação nas redes sociais, firmando o seu posicionamento forte, dinâmico e alinhado com as demandas do mercado e da sociedade.

Nesta entrevista, o  Presidente da Regional AsBEA-PR, Arq. Keiro Yamawaki,  fez um balanço deste exercício, destacando alguns pontos, confira:

Expansão no interior do Paraná

“Realizamos diversas ações de prospecção para fortalecer a entidade em Curitiba e expandir a sua atuação no interior do estado. Foram duas viagens realizadas exclusivamente para isso, em Maringá e Londrina, durante a 1ª Mostra de Arquitetura e Interiores (MAI), que reuniu arquitetos em 40 ambientes, numa área de 9 mil metros quadrados, contando com a parceria de cerca de 15 empresas locais. Foi uma apresentação consistente com números, defesas e abordagens sobre o momento do associativismo,. A estratégia deve ser mantida em 2018 e os resultados certamente  virão”.

Educação executiva para Escritórios de Arquitetura

Com foco no empreendedorismo e formalização de novos escritórios de arquitetura no Paraná, a AsBEA/PR em parceria com  a FAE Business School, comemora o sucesso do Curso Gestão de Escritórios de Arquitetura, que pela primeira vez é oferecido pela escola de negócios, e já se encontra em com lista de espera para a próxima turma. No lançamento do curso, a associação participou de mesa-redonda, que contou com a presença da presidente nacional da AsBEA-PR, Miriam Addor, e com a arquiteta Sabrina Slompo  com clientes, entre outras estratégias competitivas”, destacou Miriam Addor.

Um movimento em torno da Inovação  

“Dimensões da Inovação”:a AsBEA/PR teve  boa representatividade na última Convenção Nacional, que reuniu 160 profissionais associados em Belo Horizonte e Inhotim (MG), no maior centro de arte contemporânea a céu aberto da América Latina. O grande diferencial deste ano foi a forma desmembrada, com que tema foi tratado, especialmente em um momento de pós-crise, onde a inovação tem um papel crucial  para a sobrevivência e competitividade dos escritórios de arquitetura e urbanismo.

Novo Planejamento Estratégico  

Trabalhamos  na finalização do nosso Planejamento Estratégico, para os próximos 5 anos, que esta baseado fortemente em conexões  com o mercado, principalmente em uma mudança do relacionamento com a indústria dos produtos da construção civil e com os lojistas. Uma nova abordagem, que foge de uma mera promessa de aumento de vendas para a construção de estratégias de inteligência, pesquisa e inovação, para gerar resultados melhores às empresas colaboradoras, associados, mercado e para a sociedade como um todo. Essa é uma das ideias força desse planejamento estratégico, que será trabalhado sistematicamente e posto em prática em 2018.

Geração de valor e novos negócios

O objetivo desta gestão tem sido promover ações conjuntas, entre associados, empresas colaboradoras e os diversos parceiros para geração de negócios, agregando valor e abrindo mercados, tendo como base a força da entidade que representa mais de 70% dos alvarás de construção civil em Curitiba e movimenta em torno de R$12 bilhões por ano.

A força dos Grupos de Trabalho 

Os GTs (Grupos de Trabalho) da AsBEA/PR foram fortalecidos e intensificados neste último exercício, com  a presença de novos integrantes, que estão  trabalhando a todo vapor em temas importantes para as diversas vertentes da arquitetura e  urbanismo, como a questão da Lei de Zoneamento  e Uso do solo, o esclarecimento sobre toda a questão regulatória que envolve a Arquitetura de Interiores, com ações de valorização, e desenvolvimento de manuais, escopo contratos e a formalização de parcerias com Associação dos Síndicos Profissionais, mediante a realização de uma série de eventos.

Arquitetura de Interiores ganha espaço na AsBEA/PR

Estamos em ações de aproximação com os arquitetos de interiores, que estão percebendo a necessidade de atuam em associação, como forma de fortalecimento e valorização da atividade perante a sociedade e mercado. Nesta gestão, as iniciativas da AsBEA/PR em relação a arquitetura de interiores estão equiparadas  com as outras categorias, com um trabalho sistemático de comunicação e ações concretas de suporte aos pleitos deste segmento.

GTs de Mercado e Estratégia e Sustentabilidade se estruturam

Como um braço do grupo de Arquitetura de Interiores, nasceu o Grupo de Trabalho de Mercado e Estratégia ( GTM), que está desenvolvendo uma série de ações mercadológicas de resultado para os associados.

O Grupo de Sustentabilidade foi reativado, e agora engloba a Arquitetura do Bem, ganhando força técnica e estruturando projetos com defesas sustentadas em parâmetros internacionais. Há um caminho que deve ser construído a partir da realização de um Simpósio de Sustentabilidade, abrangendo que o que sempre foi esquecido, que não é só aquela Arquitetura Tecnológica, mas uma arquitetura que vem para atender o seu papel social, transformando para melhor a vida das pessoas.

BIM e novas tecnologias

O Grupo de Tecnologia da AsBEA/PR avançou em iniciativas de promoção da implantação do BIM nos escritórios, com a realização de eventos, em parceria com o   Sebrae, trazendo especialistas no tema, como a Mariana Macedo, da BIMobject, que mostrou o processo de digitalização da indústria da construção e seu impacto e o consultor David Pinto que apresentou o BIM com baixo custo, além de César Pellanda Cloud, da 4 Project.

Maior participação nos processos de decisão

Estamos utilizando cada vez mais as ferramentas de interconectividade, como grupos no Whatsapp e redes sociais, para ouvir , discutir, interagir com os associados e diretoria diversas questões pertinentes à AsBEA/PR, ampliando significativamente a participação de todos nos processos de decisão.

Nesta gestão, houve um crescimento efetivo da participação dos associados e diretoria, com uma liderança compartilhada e um intenso processo de troca e comunicação que abrangem as questões técnicas e todos os desafios que envolvem a arquitetura e o urbanismo atualmente.

Relacionamento com os Lojistas e Indústrias

Ampliamos o relacionamento com lojistas e indústrias abordando temas relacionados à questão trabalhista, e desdobramentos para os escritórios arquitetura, outro relacionados à gestão e desenvolvimento pessoal, criatividade,  neuromarketing e temas de interesse atual que perpassam a atividade profissional vivenciada nos escritórios de arquitetura.

Arquitetura na Bienal de Curitiba’17  

A Bienal de Curitiba’17 pela primeira trouxe uma  exposições dedicadas à arquitetura e urbanismo, com trabalhos da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR), um  resgate histórico da sua contribuição  nos últimos 20 anos da entidade. Os painéis podem ser visitados no Palácio das Araucárias, até o dia 25 de fevereiro de 2018 e mostram o quanto avançamos em relacionamento interinstitucional, posicionando a associação no maior evento de arte contemporânea da América do Sul e um dos mais importantes eventos do Circuito Mundial.

Share This