O GT BIM tem o propósito de trocar conhecimento, debater e promover a interação com os profissionais e entidades relacionadas ao BIM, para auxiliar na implantação e utilização em projetos de Arquitetura. O coordenador do GT, Celso Saito, destaca as principais ações realizadas e o que o grupo está preparando para 2021.

Trata-se de uma iniciativa necessária e muito importante, para aproveitar as oportunidades de negócios geradas pelo uso do processo BIM e tecnologias relacionadas, inclusive em colaboração com outras regionais da AsBEA em treinamentos, eventos, e projetos conjuntos.

Através dos trabalhos deste GT, pretende-se auxiliar as empresas associadas a desenvolverem Arquitetura de boa qualidade e se tornarem referência nacional na utilização do BIM.

Ações de 2020

Em 2020 as ações realizadas pelas empresas associadas aconteceram de maneira não estruturada, mas com grande evolução. Através da iniciativa do ex-presidente Keiro Yamawaki, foi formado um grupo para a compra coletiva de um dos softwares de modelagem BIM, que demonstrou que neste ano de trabalho atípico, muitas empresas associadas iniciaram seus trabalhos nesta especialidade. 

Além disso foi feita uma aproximação com os responsáveis do GT BIM da AsBEA-SP, no sentido de colaborar na produção de material orientativo para os escritórios associados.

Também foram contatadas empresas fornecedoras de software BIM, e especialistas na implantação em empresas, visando gerar ações colaborativas em 2021.


Planos para 2021 

Em 2021, os trabalhos do GT terão dois direcionamentos:
1) Empresas iniciantes: auxiliar na implantação do BIM para que possam desenvolver seus projetos a partir de melhorias nos seus processos internos;
2) Empresas que já utilizam o BIM: aprimorar o uso das tecnologias e fomentar novos negócios.

Para tanto serão realizadas reuniões e lives sobre os temas:
– Como implantar o BIM: relato de experiências de implantação, e cases de sucesso.
– Debates sobre as dificuldades, desafios, oportunidades e soluções para a utilização.

– Divulgação da tecnologia BIM nos meios de comunicação.

– Colaboração com outras regionais da AsBEA na produção de material orientativo sobre BIM.


Equipe: Alexandre Trento, Barbara Blok Debiasi, Celso Saito, Clarisse Maria Petroski Dorigo, Fabiane Maluf Azevedo, Helena Carvalho, Juliana Lahoz, Keiro Yamawaki, Leonardo Hauer, Luiza Bohrer, Ricardo Amaral e Sabrina Slompo.

Share This