Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; RSS_Import has a deprecated constructor in /home/asbeapr/public_html/wp-content/plugins/rss-importer/rss-importer.php on line 43

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/asbeapr/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6230
Covid-19: Planos de normalização setorial sofrem alteração | Asbea

Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), considerando as recomendações das autoridades competentes e em comprometimento com os profissionais colaboradores, os Comitês e Comissões Especiais de Estudo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) cancelaram as reuniões presenciais previstas nos Planos de normalização setorial para março e abril. A equipe da ABNT seguirá com suas atividades em home office e escala, com horário especial de funcionamento das 9h às 16h, conforme divulgado em seu site.

Conforme levantamento realizado pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), algumas Comissões optaram por manter as reuniões, restringindo-as à participação remota via web conferência. Foi o caso da Comissão de Estudo Especial de Esquadrias (ABNT/CEE-191), que se reuniu no dia 19/03 para tratar do Projeto de Norma “Esquadrias para edificações – Parte 7: Esquadrias externas – Métodos de ensaio para avaliação de esquadrias instaladas”.

Outras comissões estudam a possibilidade de retomar os trabalhos à distância caso não possam fazê-lo presencialmente a partir de maio.

A engenheira Inês Battagin, superintendente do Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados (ABNT/CB-018), explica que é perfeitamente possível continuar os trabalhos do Comitê por meio de reuniões remotas, desde que sejam agendadas salas virtuais na ABNT, que utiliza a ferramenta Zoom para web conferências, permitindo o registro/gravação do que ocorre nas reuniões e desde que sejam observadas algumas peculiaridades da organização de uma reunião virtual:

  • a pauta deverá ser previamente estabelecida (evitar a introdução de assuntos não previstos); · textos de apoio preparados e previamente enviados;
  • regras claras para manter uma boa conexão e de preferência microfone desligado enquanto outra pessoa está falando para todos;
  • critérios na condução da reunião como, por exemplo, sinalização para ter oportunidade de se manifestar, respeito ao colega que também pede a vez para falar e questões similares;
  • registro do que se produziu e aprovou claramente exposto a todos por tela compartilhada;
  • outros cuidados que possam lembrar para tornar produtiva e legítima a reunião.

Diante do cenário atual do Covid-19, a Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) por meio de seu Grupo de Acompanhamento de Normas Técnicas (Gant), destaca a importância da participação e acompanhamento dos trabalhos de normalização em segurança e vislumbra no uso da tecnologia disponível, já utilizada pela ABNT, oportunidade de aprimoramento e maior flexibilização das reuniões de discussão de normas.

Neste período serão mantidas todas as atividades, ações e projetos de acompanhamento de normas técnicas e processo de normalização, usando, como de praxe, meios eletrônicos.

Para acompanhar, divulgar e participar do processo de normalização do setor da construção, acesse o Portal de Normas Técnicas da CBIC. O cadastro, gratuito, dá acesso às agendas dos Comitês e Comissões Especiais da ABNT. Se inscreva também para receber os informativos da CBIC no site www.cbic.org.br.

O acompanhamento de normas técnicas está inserido no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’, uma iniciativa da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: CBIC

Share This