A Gazeta do Povo, na edição de 03 de janeiro, divulgou a iniciativa de concurso da incorporadora curitibana Weefor,  realizada  em parceria com a Associação Paranaense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR), e aberto à toda a comunidade arquitetônica nacional.

De acordo com a reportagem do jornal: “Arquitetura na mão dos arquitetos” é o lema da iniciativa. A sócia-proprietária da Weefor, Maria Eugenia Fornea, explica que a ideia surgiu de um incômodo. “O principal slogan do mercado imobiliário é baseado na busca por um imóvel ‘exclusivo’. A gente quis uma proposta inclusiva, que traga mais pessoas para todo o processo. Para isso, a gente quer fazer todo o processo da incorporação de forma diferente”. Formada em Engenharia, Maria Eugênia começou a trabalhar na área aos 16 anos na construtora do pai, Ennio Fornea.

Ela destaca, ainda, que normalmente é muito difícil contratar um escritório de arquitetura que não tenha um portfólio de casas ou prédios, e o concurso resolve esse problema, já que o melhor projeto será escolhido pelas qualidades e às cegas — o nome do escritório não aparece no momento da avaliação.

“A gente quis dar oportunidade para pessoas talentosas que não têm acesso a esse mercado tão fechado. Quem constrói a cidade são os incorporadores, que dão [aos arquitetos contratados] um briefing bastante engessado. Nós queremos deixar a arquitetura na mão dos arquitetos“, afirma Maria Eugenia. A ideia é que todos os empreendimentos da Weefor sejam feitos por meio de concursos.

Fonte: Gazeta do Povo

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/weefor-concurso-arquitetura-projeto-curitiba/

Share This