Com temas voltados aos desafios atuais da atividade profissional de arquitetos e urbanistas, o CAU/PR promoveu a Semana da Arquitetura e Urbanismo 2018, no último dia 30 de novembro.

O evento debateu o uso de tecnologias emergentes  e atuais como o BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção);  a necessidade de apoio aos projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social  (ATHIS) e como os arquitetos devem explorar este mercado; a sustentabilidade em obras e projetos de Arquitetura, uma bandeira forte na entidade, bem como a promoção de Concursos de Arquitetura e Urbanismo.

Tido como tema central desta edição, o debate sobre Concursos de Arquitetura e Urbanismo teve a participação da AsBEA/PR, representada em mesa-redonda “Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura: dos Concursos a Grandes Empreendimentos” , na quarta-feira, dia 05.

O debate contou com a participação dos arquitetos e urbanistas Fábio Domingos Batista (Grifo) e Jeancarlo Versetti, atual vice-presidente  de Comunicação e Marketing da AsBEA/PR e da conselheira do CAU/PR , Cristiane Bicalho de Lacerda, também associada e ex-vice-presidente Administrativo Financeiro da entidade, que mediou o debate.

A semana também serviu para comemorar o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado em 15 de dezembro. “No dia 15 comemoramos os 111 anos de nascimento de Niemeyer. Aproveito esta ocasião para dar os parabéns a nossa classe! Que continuemos atuando em prol da sociedade, do desenvolvimento nacional e da boa arquitetura brasileira”, desejou a presidente do CAU/PR, Margareth Menezes, durante o discurso de abertura da palestra magna.

Da esquerda para a direita: o presidente do SINDARQ/PR, Milton Carlos Zanelatto Gonçalves, a arquiteta e urbanista Mirna Cortopassi Lobo, o conselheiro do CAU/PR, Ormy Hütner Júnior, a secretária geral da FNA, Fernanda Lanzarin, o presidente do CAU/CE, Napoleão Ferreira da Silva Neto, a presidente do CAU/PR, Margareth Ziolla Menezes e o presidente do IAB/PR, Luiz Reis.

No MON, palestra magna destaca concursos públicos

A palestra magna “Lucio Costa e a Arquitetura da Nação: a construção da nacionalidade brasileira através da Arquitetura” encerrou a Semana da Arquitetura e Urbanismo 2018, com fala do autor do livro de mesmo título e presidente do CAU/CE, Napoleão Ferreira da Silva Neto, no Auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON).

Ele lembrou o fato de grande relevância para os arquitetos e urbanistas de todo o país, que foi a construção de Brasília, quando em 1957, Lucio Costa venceu o concurso para o projeto da cidade, idealizando  a grande obra que o consagrou como urbanista mundialmente.

“Não há dúvidas quanto à importância de Lucio Costa para a história da Arquitetura e mesmo para a arte moderna no Brasil. O arquiteto e urbanista se coloca no panorama artístico nacional como um dos pioneiros. Tendo inspirado sucessivas gerações, sua contribuição pode ser comparada à de Mário de Andrade, Heitor Villa-Lobos ou Cândido Portinari”, afirmou o presidente do CAU/CE, Napoleão Ferreira da Silva Neto.

Organizada pelo CAU/PR, a Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná 2018 conta com o apoio do Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas. A cobertura completa do evento, com vídeos das palestras pode ser acessada no site www.caupr.gov.br

 

 

Share This