A edição 2018 do We Shape Innovation – WSI foi sucesso absoluto. No dia 09 de agosto, a Expo Unimed se transformou no polo de inovação em construção civil de Curitiba e recebeu cerca de 900 pessoas. Associado AsBEA Paraná ganhou destaque no evento.

A abertura do evento contou com a presença do prefeito, Rafael Greca e do vice, Eduardo Pimentel, que prestigiaram o WSI e se comprometeram a apoiar a inovação no segmento. “Quero agradecer ao pessoal que organizou esse encontro da construção civil. Vocês são a nova geração de engenheiros de Curitiba e fazem com que a construção atinja um novo patamar. Há inúmeras novas possibilidades e é essa energia que queremos para cidade”, afirmou o prefeito.

Durante a tarde, 19 palestrantes passaram pelo palco do WSI abordando assuntos variados pertinentes a construção. Tecnologias 4.0, sustentabilidade, finanças e startups foram alguns dos temas assistidos pelo público composto por engenheiros, arquitetos, construtores, incorporadores, jornalistas e demais envolvidos com o setor.

Para o CEO da Evehx Engenharia (idealizadora do WSI), Ernani Simas Alves Neto, é uma satisfação ver o WSI crescer de um ano para outro e receber a adesão do público. “Precisamos mudar o mindset da construção civil e fomentar a inovação. Queremos, através de eventos como esse, incentivar as mudanças no setor e estimular transformações necessárias para que possamos evoluir”, destacou.

Um dos destaques do evento foi a premiação de incentivo a professores que trabalham com inovação, em que o arquiteto associado, Alexandre Trento foi contemplado. O prêmio reconheceu o profissional e professor universitário pela conduta inovadora nos processos de projeto, realizando a conexão dessa prática com a sala de aula e, principalmente, por iniciar um processo de introdução do BIM no contexto do curso de Engenharia Civil.

“Não foi um prêmio só pelo nós hoje estamos fazendo na Trento Arquitetura, mas sim o ensino do que praticamos no laboratório BIM da Universidade Positivo. Trabalhamos para a criação e coordenação desse espaço onde estamos pesquisando e realizando processos BIM 6D, usando modelos produzidos pelos alunos e codificando-os para processos de manutenção preventiva de edifícios, bem como colaborando com empresas paranaenses no desenvolvimento de softwares BIM friendly”, destaca o professor Alexandre Trento. Ele comenta ainda que foi realizado um trabalho em 2015 com utilização do BIM 4D e que após ser apresentado em Madrid, tem gerado bons frutos, “e os alunos que vêm conseguindo boa inserção no mercado de trabalho e em seus empreendimentos individuais”, considera.

Lançamento
O setor da construção civil representa 10% do PIB e está se recuperando da grave crise pela qual passou em 2014. A estimativa é de que em 2018 o crescimento seja de 2%, proporcionando uma recuperação que pode ser sentida pelas empresas do segmento.

O WSI proporcionou, além de network, troca de informações e lançamento de tecnologias que irão auxiliar essa recuperação. Entre as novidades estão a Beevehx – uma parceria entre a Evehx e a Beenoculus. Através dessa sociedade estará disponível no mercado uma nova tecnologia de ponta em realidade virtual, aumentada e interativa, que vai revolucionar a forma de vender, conhecer imóveis ainda na planta e vistoriar projetos. A Beevehx vai oferecer o que há de mais moderno em inovação virtual para a construção civil.

Fonte: Assessoria de imprensa WSI

Share This