Os associados da AsBEA-PR estão sempre em busca de novidades mundo afora que possam inspirar suas criações. Em abril, a arquiteta associada Karen Camilotti esteve em Milão para a 57ª edição do Salone Del Mobile, que apresentou neste ano a Eurocucina e Salone Del Bagno, o maior evento de design e mobiliário do mundo. Ao todo, participaram mais de 2.000 expositores, 70% italianos e 30% estrangeiros, que puderam apresentar seus produtos para aproximadamente 400.000 visitantes vindos de 188 países.

Há mais de 10 anos visitando o evento, Karen comenta que é sempre uma maratona tentar visitar tudo o que Milão oferece durante este período. Paralelo a feira, acontece também o chamado FuoriSalone que são eventos e exposições por toda a cidade, em bairros como Brera, Tortona e Ventura Lambrate entre outros. “É um grande desafio absorver esta quantidade de informação disponível em apenas uma semana”, comenta Karen.
Muitas novidades diretamente de Milão
1- Naturais ou sintéticas as pedras com veios discretamente movimentados apareceram compondo com a marcenaria aplicadas em fundos de estantes, revestindo portas e gavetas de armários e nas mesas de centro, laterais e jantar. “Impossível não perceber”, destaca.
2- A sensação de conforto e aconchego ficou por conta das formas curvas. Mesmo na marcenaria de linhas retas os acabamentos eram levemente arredondados nas quinas laterais e nas espessuras dos tampos. O mesmo se repetiu nos sofás e nas cadeiras.
3- Para vestir grandes e pequenos ambientes, os módulos em madeira, figurinhas recorrentes de todos os anos do evento, agora apareceram também em metal e de formatos irregulares parecendo meio amassados.
4- O dourado apareceu em acabamentos variados, tanto nas ferragens e detalhes nos móveis como em acessórios, toalheiros, papeleiras e metais.
5 – As cores em destaque foram o azul e o verde.
O ponto alto da visita
Para a arquiteta, alguns detalhes não passaram desapercebidos. Assim como a Rimadesio, um show de estrutura metálica e vidro; a Poltrona Frau que ressalta sofisticação e acabamentos impecáveis; Kartell humor e sustentabilidade; Moroso formas e grafismos exalando juventude; Roche BoBois por Marcel Wanders e Paola Lenti, habilidade na combinação de cores e texturas com pegada artesanal.
O Brasil bem representado em Milão
“Na Feira destaco o estande da A lot of Brasil, no pavilhão de número 20 – e acreditem é muito importante estar neste pavilhão. A marca expos móveis, tapetes com referências bem brasileiras, e o revestimento cerâmico da Portinari Coleção Carmen (homenagem a Carmen Miranda) que leva a assinatura de nada mais, nada menos que Alessandro Mendini”, comenta Karen Camilotti.
“Na rua o destaque vai para Brera, Via Pietro Maroncelli onde de um lado tínhamos a LinBrasil representante dos móveis icônicos e modernistas de Sérgio Rodrigues e do outro, a Etel uma das marcas mais importantes de móveis do Brasil que escolheu este endereço para abrir a sua primeira loja da Europa”, ressalta.
Share This