Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; RSS_Import has a deprecated constructor in /home/asbeapr/public_html/wp-content/plugins/rss-importer/rss-importer.php on line 43

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/asbeapr/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6230
ASBEA/PR tem planejamento estratégico e implantação trará força de mercado | Asbea

Com propósito de ganhar força de mercado, ampliar relacionamentos com diversos segmentos industriais, comerciais e acadêmicos, gerar resultados concretos para seus associados, a AsBEA/PR inicia, no próximo mês, a ativação de ações definidas em um profundo reposicionamento estratégico, entre elas a comercialização de novas modalidades de apoio e colaboração.

Foram seis meses de entrevistas, levantamento de dados e pesquisas para orientar a oferta de serviços e o relacionamento  da entidade  com o mercado, nos próximos 5 anos.  O trabalho foi desenvolvido com a participação efetiva da diretoria da AsBEA/PR em conjunto com o consultor Francisco Tramujas, especialista em planejamento estratégico e  marketing, sócio da consultoria empresarial Meu Mercado.

Uma das principais conclusões desta avaliação, e que culminou com o redesenho de uma proposta comercial, o novo Clube de Vantagens, é que a entidade mesmo tendo consolidado uma posição de liderança, precisa ser mais agressiva e diversificar a oferta de seus serviços, ampliando a percepção de valor dos associados e especialmente das empresas dos segmentos industriais, comércio e entidades parceiras.

“Aproximadamente 80% da produção de projetos do mercado de arquitetura no Paraná está nas mãos de pouco mais de 80 escritórios. Acredito que esse número deve crescer, e por isso é necessário fazer um planejamento estratégico estruturado, com visão de futuro”, declara Tramujas.

Segundo ele, o olhar do arquiteto é o olhar do mercado, e somente o arquiteto, profissional que trabalha com o cliente final, é capaz de apontar tendências e impactar diretamente em áreas como o setor industrial, habitacional, comércio e serviços, dentre outros.

O fortalecimento da comunicação e a criação de políticas de relacionamento com outras diversas entidades são também premissas do novo planejamento.

O consultor destaca que é preciso criar mecanismos de valorização do papel do arquiteto na sociedade, uma vez que as pessoas não sabem diferenciar o que é responsabilidade do engenheiro ou do arquiteto.

“Para mudar esse cenário, a AsBEA/PR já iniciou um trabalho intenso de gestão de sua imagem, com a divulgação nas redes sociais e ações de assessoria de imprensa, monitorando e entendendo os desafios deste novo momento em rede e como a instituição pode tirar proveito disso, formando opinião e contribuindo com temas de grande interesse da sociedade”, destaca.

Nesse contexto, o presidente da Associação, Keiro Yamawaki, diz ser fundamental associar a imagem da entidade aos avanços tecnológicos e à inovação, pois o Paraná se destaca por possuir um mix de diversificação de empresas ligadas à construção civil.

“Diferentemente do Rio Grande do Sul, que tem concentração de indústrias moveleiras, o Paraná possui uma diversidade maior de produção, que atende a todo o Brasil. Ou seja, são os escritórios daqui que ditam as tendências desse mercado e, portanto, há um grande potencial a ser explorado dentro da cadeia de fornecedores. As grandes indústrias já perceberam o poder de influência dos arquitetos, por isso, a parceria com a Asbea/PR pode ser vista como algo estratégico para colher um feedback muito mais rápido sobre a satisfação do cliente final, em relação aos produtos e serviços de toda esta cadeia”, destaca Yamawaki.

Clube de Vantagens  e Programa AsBEA PR+  

Com o Clube de Vantagens AsBEA /PR a entidade avança em sua atuação comercial, posicionando os escritórios como gestores de mercado, oferecendo uma prateleira de serviços estratégicos que irão  integrar escritórios, clientes e empresas colaboradoras, em uma rede de benefícios, com um ofertas em diferentes tipos de  produtos e serviços, não apenas no segmento da arquitetura e da construção.

Será implantado também o Programa AsBEA PR+ que oferece consultorias para aprimorar produtos e serviços das empresas colaboradoras, utilizando expertise dos arquitetos associados à AsBEA PR, que vão desde a validação e apoio ao lançamento de produtos até a proposição de serviços de cliente oculto e apoio na realização de eventos.

Share This