Pela segunda vez consecutiva, a AsBEA/PR vai participar da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, que entra em sua 14º edição, sob o tema “Fronteiras em Aberto”.

Com data marcada para acontecer do dia 21 de setembro de 2019 a 23 de fevereiro de 2020, a bienal terá como destaque um circuito dedicado à Arquitetura, com a participação confirmada de arquitetos como Herzog & de Meuron (Suiça), Peter Zumthor (Suiça) e Solano Benitz (Paraguay).

Ontem (29), o presidente da bienal, Luiz Ernersto Meyer Pereira, se reuniu com diretores da entidade para fazer o convite formal à associação e discutir o formato da parceria, que inclui uma extensa programação, com exposições em diversos espaços, incluindo a sala nove, do bloco principal, do Museu Oscar Niemeyer.

Com a curadoria do arquiteto Daniel Faust (Alemanha/Suíça), as inscrições para participar do evento acontecem de 01 a 15 de junho – data limite para envio dos trabalhos dos escritórios associados à AsBEA/PR.

O livro contém projetos da AsBEA-PR

Nesta parceria, a AsBEA/PR estará presente em três mostras diferentes do  Circuito de Arquitetura. Uma no Museu Oscar Niemeyer, que selecionará um projeto com temática religiosa, abordando a relação do sagrado com os espaços construídos (capela, templo, cemitério ou afins).

E outras duas com foco na Arquitetura Residencial  (unifamiliar), uma na Casa Frederico Kirchgässner, com destaque para obras contemporâneas, e outra na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que trará toda a  produção arquitetônica dos escritórios associados à AsBEA/PR, sob o tema.

Os interessados deverão efetuar a inscrição, seguindo instruções no site associação (www.asbea-pr.org.br). Além de prazos, um detalhamento do formato do envio dos trabalhos e projetos arquitetônicos, o que inclui perspectivas em 3D, para projetos ainda não executados, e fotografias para obras realizadas.

Ampliação do escopo de participação

Em 2017, a Bienal de Curitiba realizou a exposição “Arquitetura através das Gerações”, num resgate histórico da contribuição dos principais escritórios de arquitetura e urbanismo associados à AsBEA/PR.Ao longo de uma história de 25 Anos, a Bienal de Curitiba se firmou no Brasil como um dos principais eventos de arte do circuito mundial. Em 2017, teve a China como país homenageado e reuniu 62 artistas contemporâneos chineses, de um total de 435 artistas de 43 países dos cinco continentes e recebeu cerca de 1 milhão de visitantes.    

Share This