Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; RSS_Import has a deprecated constructor in /home/asbeapr/public_html/wp-content/plugins/rss-importer/rss-importer.php on line 43

Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/asbeapr/public_html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 6230
Artigo: GT Valorização Profissional da AsBEA-PR | Asbea

No final de novembro do ano passado (2019) criamos o GT Valorização na AsBEA- PR, decididos a revalorizar a Arquitetura Paranaense, resgatando nossa história recente e buscando não perder o protagonismo no desenvolvimento de nossa cultura, num movimento de reação a uma tendência, por parte de alguns incorporadores e contratantes locais, de uma excessiva valorização de contratações de escritórios trazidos de outras praças.

Esta invasão do nosso espaço se torna especialmente negativa, quando muitas vezes para estes escritórios reservam-se os melhores projetos, com maiores possibilidades e recursos, deixando para os profissionais locais os projetos menos relevantes e menos importantes. Algo ainda provinciano e colonizado mas sobretudo limitante, dentro de nosso principal campo de atuação.

De um ponto de vista mais prático e objetivo reforçaremos a ideia de que a presença e acompanhamento das obras é um ponto fundamental. Escritórios externos acabam dependentes da contratação de escritórios locais para fiscalizar e gerar soluções durante o andamento das obras. Arquitetos locais desempenham papel mais importante nas vendas pois tem sua carteira de clientes na cidade e podem ser requisitados para palestras, entrevistas e divulgação do empreendimento.

Conhecemos melhor os nossos hábitos e cultura, nossas condições climáticas e legislação, além de encaminharmos nossos trabalhos para engenheiros e fornecedores locais, movimentando toda uma cadeia econômica que passaria a ser repassada para outros estados.

Não somos contrários à contratação de projetos externos, arquitetos paranaenses também trabalhamos nacionalmente e o trânsito de ideias e projetos é algo saudável e revigorante. Reagimos especificamente contra a ideia de que uma maior qualidade ou status depende da contratação de escritórios trazidos de fora.

A arquitetura é o mais importante dos registros históricos deixados pelas civilizações. Através dela temos acesso aos hábitos, costumes, rituais, crenças, desenvolvimento tecnológico, organização social e política de qualquer sociedade.

Acreditamos que a nossa cultura não pode e não deve ser terceirizada. Temos um excelente acervo de obras na Arquitetura Paranaense, muitas vezes premiada e referenciada no Brasil e no mundo. A construção e o desenvolvimento de nossa cultura é uma atribuição de todos, construtores, incorporadores e arquitetos devem levar isto em conta no momento de tomar suas decisões. Temos passado e merecemos um futuro.

PS 1: Contamos, desde já, com o apoio de todos os colegas e que por favor repercutam estas ideias em suas redes sociais e entre os seus contratantes. Sugerimos ainda que difundam o excelente texto inaugural desta campanha, escrito pelo Arquiteto Salvador Gnoato e publicado na Revista Top View. CLIQUE AQUI E CONFIRA! Este texto está a disposição de todos na AsBEA ou diretamente através do meu whatsapp 41 99219 1958

PS 2: O GT Valorização é composto pelos arquitetos:  Leonardo Hauer, Ju Lahóz, Mauro Grande, Adri Sarnelli, Keiro Yamawaki, Patricia Fouani, Michela Carvalho, Jorge Elmor, Flávia Egg Bonet e Marcos Bertoldi

Share This