Em 2018 a CASACOR comemora 25 anos de mostra no Paraná e traz como tema “CASA VIVA”, apresentando a casa como um organismo vivo, o universo particular das famílias, resgatando a sua convivência. Em 2018 a CASACOR comemora 25 anos de mostra no Paraná e traz como tema “CASA VIVA”. Nesta edição, seis arquitetos da AsBEA-PR assinaram ambientes. Três estão entre os premiados!
A mostra, que vai até o dia 1º de julho, homenageia o morar contemporâneo, a casa como habitat humano, o “meu universo particular”, um mini-cosmos. A casa, vista como “nossa casa, nosso clube”, é muito mais do que um espaço para receber, um espaço para interagir.
Confira os escritórios associados participantes e seus ambientes:
Carla Grüder Arquitetura e Interiores
Ambiente: Balcony
Fotos: Divulgação
A arquiteta apresentou um espaço que alia a natureza ao design. Varandas são o espaço de respiro da casa. Recebem a porta de entrada e são as responsáveis pela transição gradual entre a área externa e interna. O espaço de estar, permanência, descanso e lazer é acolhedor. São 47 m² de contemporaneidade, relaxamento e bem estar para famílias que buscam cada vez mais o convívio com a natureza.
Do espaço original, foram mantidos as janelas e os charmosos pilares em forma de arco. O teto foi rebaixado e recebeu madeira ripada que desce por uma das laterais, enquanto a parede oposta recebeu o grande destaque do Balcony: cobogós em concreto natural da linha Raízes, assinados pela artista Ana Paula Castro. A robustez desse material tem ponto de equilíbrio na vegetação natural escolhida para dar frescor ao espaço e também no mobiliário ultra colorido vinho e azul próprio para área externa. A varanda conta ainda com um deck em madeira natural ipê que integra o mobiliário com as plantas.
Obras de arte do artista Eduardo Bragança estão em sintonia com peças de design assinado de Jader Almeida e Ruy Ohtake se fazem presente e trazem conforto e o convite para o descanso em harmonia com a natureza. A iluminação natural inunda o ambiente, que tem na iluminação em LED pontos de apoio para aproveitar o espaço depois do pôr do sol.
Flavia Bonet Arquitetura
Ambiente: Cozinha
Fotos: Eduardo Macarios
A Cozinha da Família, ambiente projetado pela arquiteta Flávia Bonet, tem cores inusitadas inspiradas em retalho de renomada Maison Francesa. O ambiente em estilo clássico contemporâneo é assinado pela arquiteta Flávia Bonet e valoriza a integração, com muito aconchego e bom gosto.
Um retalho de tecido desenhado por Philippe Mouquet para a Maison Hermès foi a grande inspiração para a projeção da Cozinha da Família, que a arquiteta Flávia Bonet criou para a Casa Cor Paraná 2018, em estilo clássico contemporâneo. Influenciado pelo padrão de gravatas, o designer escolheu cores contrastantes, para reproduzir o que seria uma referência à pavimentação das ruas de Paris. As cores estão em 60% do projeto.
As paredes e inclusive o teto ganharam revestimento inusitado em tom de rosa envelhecido, assim como a cor azul-marinho foi escolhida para parte do mobiliário e o ocre para o tampo da mesa. O branco ilumina o espaço em alguns pontos e é destaque nos objetos de decoração. “Quis inovar, sair do tradicional, dar vida e movimento a este ambiente, que geralmente é o mais usado nas residências e onde acontecem os principais momentos de interação entre as famílias”, explica Flávia.
A profissional destaca ainda a madeira de reflorestamento de todo o mobiliário da cozinha e a integração. “A Cozinha da Família atende à maior expectativa dos clientes, de um espaço aconchegante, com a união da família e ao mesmo a individualidade de cada um. Com os smartphones, o convívio das pessoas é praticamente nulo. Buscamos essa reintegração de maneira alegre e no melhor ambiente da casa.”
A arquiteta destaca ainda as obras conceituais do artista plástico Eleuthério Neto, que misturam tampas de garrafas metálicas, latinhas de refrigerante e bordados feitos à mão em tecidos de antiquário e pedaços de saris, trajes tradicionais das mulheres indianas. “Um verdadeiro espetáculo.”

Jayme Bernardo Arquitetura

Ambiente: Suíte do Casal Fotos: Eduardo Macários
Prêmio CASACOR & HAUS CATEGORIA: INOVAÇÃO
Moderno, contemporâneo e com muito design assinado. Essas são características que resumem o ambiente Suíte do Casal, assinado pelo arquiteto Jayme Bernardo em sua 13.ª participação na CASACOR Paraná. Nesse ano, Jayme divide a assinatura com o arquiteto Glei Tomazi, associado do escritório Jayme Bernardo Arquitetura há quase 25 anos, e como designer paulistano Diogo Oliveira, do Studio DiogoOliveira, que traz todo o seu arrojo e explosão de cores e contrastes.
No espaço, de 80m², quarto, closet, make-up, lavatórios e estar estão integrados. A inspiração vem de famosas lojas de grife parisienses e suas peças de vestuário e acessórios à mostra. Essa solução fica ainda mais valorizada por um projeto de iluminação especial, que praticamente recria um cenário de galeria com suas obras de arte minuciosamente escolhidas.
Pensado para um casal de estilo moderno, ousado e cosmopolita, o ambiente é recheado de móveis de design, alguns com a assinatura do próprio Jayme através de sua marca de design autoral, a DIEEDRO.
Fotografias da colombiana Adriana Duque e do brasileiro Gabriel Wickbold, e obras de arte dos artistas plásticos Lúcio Carvalho, Armarinhos Teixeira e Ildeu Lazarinni completam a seleção e tornam o espaço absolutamente exclusivo – tudo com curadoria de Diogo.
Entre os high lights estão o piso e o forro de madeira da Masterpiso, os armários do closet em vidro transparenteda Artigiano e a parede verde que envolve uma grande tela de TV. Ousados, os panos de vidro no armário do casal criam um volume transparente com prateleiras iluminadas para receber a coleção de bolsas e acessórios de grandes marcas da moradora. A parede verde que sustenta a TVtraz o frescor e a harmonia da natureza para dentro do espaço, transformando o lavatório e o make-up em uma agradável sessão de relaxamento.
Com uma fluidez natural conquistada graças à proposta da integração, o ambiente também apresenta recursos tecnológicos que colaboram para sua praticidade. A automação (áudio, vídeo e iluminação), é da Euro Áudio. O Lustre Coppelia é da holandesa Moooi e foi fornecido pela loja 4 Elementos (Balneário Camboriú).

Miró e Carvalho Arquitetura
Ambiente: Café
Fotos: Marcelo Stammer

Os arquitetos Gisela Miró e Rafael Carvalho, do escritório Miró e Carvalho Arquitetura, participam da CASACOR Paraná apresentando um charmoso Café: um projeto de 80 m² que contempla ambiente interno, varanda e deck, inspirado na tendência de pequenos estabelecimentos comerciais cada vez mais comuns nos grandes centros urbanos.
Os profissionais levam à mostra um espaço instigante, sofisticado e funcional. Pautados no conceito de decoração contemporânea, mesclam ao estilo uma marcenaria minimalista – toda desenhada pelos arquitetos e executada pela Dell Ano – e imprimem sofisticação com uso de paleta de cores preta e branca.
Esbanjando personalidade, os destaques ficam por conta da técnica da biofilia, em que as plantas aliam-se aos efeitos de iluminação para garantir um espaço acolhedor e curioso; perfis de LED embutidos na marcenaria; exuberante bancada em laca bordô; teto com papel de parede da marca Branco, que tem um estilo mais jovial e apresenta estampas desenhadas por artistas brasileiros; cadeiras internas Renar com design by Pedro Mendes; e chapa de MDF Quantum desenhada pela estilista Glória Coelho.

Mariana Paula Souza Arquitetura

Ambiente: Modern House Fotos: Marcelo Stammer
Prêmio CASACOR & HAUS CATEGORIA: CASA VIVA
A arquiteta Mariana Paula Souza ousou em seu espaço criado para a CASACOR Paraná 2018. Em sua 12ª participação na principal mostra de decoração do estado, a arquiteta projetou a Modern House, e construiu um loft de 115m². O ambiente celebra a moradia de um casal jovem cosmopolita que gosta de receber bem.
A valorização da arte e o respeito íntegro ao meio ambiente são prioridades na composição modernista orquestrada pela profissional, que é responsável também pelo projeto arquitetônico. A Modern House foi construída em Steel Frame, um sistema que permite obra mais limpa e prioriza espaços integrados e tem a tecnologia como aliada, com uso de piso aquecido, um item de desejo para os curitibanos, automação residencial e uso de Dekton nas bancadas, um material duradouro e resistente. O loft valoriza a natureza com grandes janelas que dão vista para a paisagem além de ter bem próximo à porta da entrada um jardim vertical.
A madeira é um material com forte presença, estando tanto no piso quanto nos painéis das paredes – em madeira natural – e no mobiliário, alguns confeccionados com madeira de demolição. O equilíbrio fica por conta da tonalidade cinza concreto do papel de parede, das louças do banheiro, do enxoval e do tapete. Peças de mobiliário com design assinado, lançamentos importados da marca Vitra, compõem a moradia.

Vânia Toledo Martins Arquitetos Associados

Ambiente: Lounge Brasilidade Fotos: Divulgação
CATEGORIAS: CONCEITO E CULTURA
Com 48M², o ambiente da arquiteta Vânia Toledo Martins tem como inspiração o Brasil ressaltados em móveis de marcenaria pesada, e elementos com tons terrosos, plantas tropicais e palha indígena.
Um dos destaques está nas paredes de Taipa que imprimem a ideia da “Casa Viva” e compõem o espaço feito exclusivamente para a Mostra, com matéria-prima da natureza: bambu, terra, capim e água.
A brasilidade não fica apenas na teoria. Alguns elementos foram trazidos direto da Floresta Amazônica, como uma palha que dá destaque em pontos da decoração e veio de uma comunidade mista de indígenas e ribeirinhos.
Uma das tendências ressaltadas no espaço foram os tons terrosos que agregam ao restante dos elementos como uma radiola antiga tocando LPs e também um biombo desenhado especialmente para a CASACOR que faz parte de uma nova coleção especial do escritório desenvolvida em uma marcenaria paulista.
VISITE A MOSTRA
Data: Até 01 de julho de 2018 Local: Rua Sérgio Pereira da Silva, 10 – Pilarzinho Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 21h; sábados e feriados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h Informações sobre ingressos:(41) 3029-6956 | info@casacorparana.com.br
Share This